No âmbito da parceria institucional, a Unidade de Gestão do Projeto (UGP) Alerta Rápida realizou um encontro de trabalho com o Diretor-Geral dos Recursos Hídricos.

O encontro teve como principal objetivo partilhar informações gerais sobre o estado de implementação do Projeto Alerta Rápida, bem como apresentar as principais realizações alcançadas até ao momento.

Durante a reunião, o Diretor-Geral dos Recursos Hídricos manifestou total interesse em reforçar a colaboração com o projeto, sublinhando a importância de uma coordenação mais estreita entre as partes, com vista a garantir maior eficácia na implementação das atividades previstas.

Na ocasião, foram igualmente discutidas questões relacionadas com a formação e capacitação dos quadros técnicos, assim como a necessidade de reforçar as ações de sensibilização junto das comunidades beneficiárias.

Esta necessidade torna-se ainda mais relevante tendo em conta que, nos próximos meses, serão instalados equipamentos hidrológicos no quadro da implementação do projeto, reforçando assim o sistema de monitorização e alerta precoce.

O encontro reafirmou o compromisso das instituições em continuar a trabalhar de forma articulada para fortalecer a gestão dos recursos hídricos e melhorar os mecanismos de prevenção e resposta aos riscos climáticos.